Topo

Saída de Rede

Thaísa dá motivos para torcida brasileira ficar otimista

Carolina Canossa

10/06/2016 18h04

Após Sheilla (à direita) ir bem contra a Itália, Thaísa foi o destaque ofensivo diante do Japão (Foto: Divulgação/FIVB)

Após Sheilla (à direita) ir bem contra a Itália, Thaísa foi o destaque ofensivo diante do Japão (Foto: Divulgação/FIVB)

Se ainda havia dúvidas sobre a recuperação de Thaísa após a cirurgia nos dois joelhos pela qual ela passou em 2015, elas estão sanadas. Nesta sexta-feira (10), a central mostrou estar em plena forma e foi a melhor atleta em quadra na ótima vitória do Brasil sobre o Japão por 3 sets a 0, em partida válida pelo Grand Prix.

A performance de Thaísa já seria animadora por si só, mas merece um destaque ainda maior por ter ocorrido após uma ausência de dois meses e meio das quadras – a última vez em que a central havia estado em quadra foi em 28 de março, na eliminação do Vôlei Nestlé nas semifinais da Superliga. Além disso, ocorreu contra o Japão, um time de sistema defensivo sólido.

Bom começo do Brasil no GP contrasta com irritação de Zé Roberto

Maior pontuadora do duelo, com 19 acertos, a atleta teve o elevado aproveitamento de 71,43% no ataque (15 pontos em 21 tentativas), além de ter feito três pontos de bloqueio – ok, em condições normais esse número não é grande coisa, mas ganha outros contornos contra uma equipe de bolas rápidas como a japonesa.

O mais revelante, porém, foi o estrago que Thaísa fez no saque. Não se engane pelo fato de ela ter feito apenas um ponto direto nesse fundamento: nas outras dez vezes em que o executou, desestabilizou a recepção japonesa. Nas entrevistas pós- jogo, ainda deixou claro que essa postura será a tônica da Olimpíada. "Temos que ser agressivas, proteger o nosso território", comentou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Na outra vaga de meio de rede, Juciely também fez uma boa apresentação. O problema é que, na rápida oportunidade que teve no terceiro set, Adenízia também correspondeu. Se considerarmos que Carol nem foi testada, dá pra ter uma noção do tamanho da dor de cabeça do técnico José Roberto Guimarães para definir a terceira central.

O que você achou da vitória do Brasil sobre o Japão? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede