Topo

Saída de Rede

Bom começo de seleção no Grand Prix contrasta com irritação de Zé Roberto

Carolina Canossa

09/06/2016 19h57

Zé Roberto ficou especialmente irritado com o desempenho do quarto set (Foto: Divulgação/CBV)

Zé Roberto ficou especialmente irritado com o desempenho do quarto set (Foto: Divulgação/CBV)

Em seu primeiro grande teste na temporada 2016, a seleção brasileira feminina de vôlei saiu-se bem: diante de uma Itália que vinha com bom ritmo de jogo devido ao Pré-Olímpico Mundial, a vitória de virada por 3 sets a 1 na estreia do Grand Prix é significativa. Erros à parte, foi uma demonstração de força e capacidade de reação diante de um rival que, se não está entre os favoritos ao ouro, pode beliscar uma medalha na Olimpíada.

Ainda assim, José Roberto Guimarães esteve longe de ficar satisfeito. Na verdade, um desavisado que apenas visse a entrevista dele após a partida sem saber o resultado, ficaria com a impressão de que o Brasil saiu derrotado de quadra. "Faltou atitude", "Postura relaxada" e "Não é admissível" foram algumas das expressões usadas pelo treinador.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

No auge, Natália diz que ainda tem muito a evoluir

Exagero? Fica a critério de cada um. Na minha concepção pessoal, tal postura é válida, especialmente quando levamos em conta que uma ressurreição a la Londres 2012 dificilmente será permitida novamente em agosto. É preciso ter cuidado, porém, para que essa cobrança não seja além da conta e acabe pressionando ainda mais um time que não está assim tão à vontade por jogar em casa.

Por enquanto, quem está lidando melhor com isso são as veteranas Sheilla e Fabiana – não por acaso, elas foram os grandes pontos positivos da seleção nesta quinta-feira. O problema é que um time olímpico de vôlei é composto por 12 jogadoras e nomes como Camila Brait e Natália ainda não conseguiram repetir na equipe nacional o que fazem em seus clubes. Saber administrar a cabeça de cada uma será essencial na difícil caminhada que a seleção tem pela frente.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede