Topo

Saída de Rede

Favoritos passam aperto, mas vencem na primeira rodada do Pré-Olímpico

João Batista Junior

28/05/2016 13h01

A França, do ponteiro Earvin N'Gapeth, suou a camisa para vencer a China (fotos: FIVB)

A França, do ponteiro Earvin N'Gapeth, suou a camisa para vencer a China (fotos: FIVB)

 

A rodada inaugural do Pré-Olímpico Mundial masculino de Tóquio deixou a sensação de que as próximas madrugadas do fã de vôlei não serão monótonas. Se a França passou apuro, a Polônia perdeu um ponto e o time anfitrião saiu atrás no marcador. O único passeio da jornada foi iraniano.

Veja um resumo dos jogos deste sábado no Pré-Olímpico:

Seleção iraniana não encontrou resistência australiana para estrear com vitória

Seleção iraniana não encontrou resistência australiana para estrear com vitória

Irã sem problemas
Sem Thomas Edgar 100%, a seleção australiana foi presa fácil para os iranianos. Com um bloqueio bem ajustado e um adversário que concedeu, em média, nove pontos em erros por set, o Irã venceu por 3 a 0, com parciais 25-19, 25-17, 25-18, e foi a única equipe que terminou o dia sem perder nenhuma parcial.

Se era um duelo entre dois times que, pretensamente, fossem lutar diretamente por uma vaga no Rio, dá para dizer que a largada iraniana foi a melhor do dia. O oposto Amir Ghafour, com 19 pontos, foi o nome do jogo. Ele foi o maior pontuador da partida no ataque, com 13 acertos, o melhor bloqueador, com quatro pontos, e foi também um dos três sacadores que obtiveram dois aces no confronto.

No lado australiano, o veterano oposto Paul Carroll, de 30 anos, começou a partida como titular e marcou apenas 8 pontos. Com um estiramento abdominal, Thomas Edgar só entrou em quadra no terceiro set e obteve quatro pontos, todos no ataque.

Seleção feminina vence bem, mas é pouco testada na estreia em 2016

O bloqueio chinês deu trabalho aos campeões europeus

O bloqueio chinês deu trabalho aos campeões europeus

França foi ao quarto set
Enquanto os Bléus chegaram a Tóquio com o título da Liga Mundial e o do Campeonato Europeu do ano passado na bagagem, os chineses foram os quartos colocados da terceira divisão da última Liga e terceiros no Asiático 2015. Mas quando as duas seleções ficaram frente a frente, a vitória francesa foi bem mais difícil do que sugeriam as prévias.

A França bateu a China por 3 sets a 1, com parciais de 25-13, 22-25, 25-23, 25-21. Com vitória em duas parciais apertadas, os europeus ainda viram os orientais sonharem com o tie break, quando chegaram a liderar o quarto set por 21-20.

O maior pontuador da partida foi o oposto francês Antonin Rouzier, com 22 pontos no total e 57% de aproveitamento no ataque. O ponteiro N'Gapeth teve bons números no cômputo geral – 15 pontos marcados e 61% de eficiência nas cortadas –, mas quando levou dois blocks seguidos no terceiro set, foi substituído por Nicolas Marechal e não voltou mais à partida.

Pela China, boa atuação do bloqueio, que marcou 14 a 8 contra os franceses no fundamento, e destaque para o ponta Chen Zhang, com 15 anotações.

A Polônia não teve a facilidade que se esperava contra o Canadá

A Polônia não teve a facilidade que se esperava contra o Canadá

Polônia foi ao tie break
Pelas perspectivas de cada um na competição, quem enxergar o copo quase cheio vai dizer que a Polônia ganhou o jogo e o Canadá levou um ponto. O resultado de 3 sets a 2 em favor dos europeus (25-18, 17-25, 25-21, 18-25, 15-9), sob certo aspecto, pode ter sido bom para os dois lados. Além disso, ficou demonstrada a recuperação do oposto canadense Gavin Schmitt.

Ele perdeu quase toda a temporada 2015/16 por uma lesão na tíbia. Neste sábado, no retorno às quadras, Schmitt foi titular e destacou-se nos três fundamentos de pontuação: fez 12 pontos no ataque (63% de eficiência), obteve três pontos de bloqueio e conquistou dois aces. Só não foi o maior pontuador do Canadá, com 17 anotações, porque o ponteiro John Gordon Perrin fez um ponto a mais.

Bartosz Kurek, com 21 acertos, foi o maior pontuador da Polônia e do jogo. Destaque também para o central Bieniek, que, com uma passagem destruidora no saque, deixou sua seleção com dianteira de 7-1 no tie break.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Volume de jogo do Japão fez a diferença contra a Venezuela

Volume de jogo do Japão fez a diferença contra a Venezuela

Vitória do Japão
O Japão levou um susto, mas venceu a Venezuela por 3 sets a 1 (26-28, 25-20, 25-19, 25-19). No terceiro set, os sul-americanos poderiam ter estendido o jogo ou mudado o resultado: os visitantes até reverteram uma desvantagem de 8-3 para estarem à frente por 14-10, mas não resistiram ao maior volume de jogo do time da casa.

Ninguém na partida fez mais pontos que o oposto Kunihiro Shimizu, com 21, seguido do ponteiro Ishikawa, que marcou 19. Kervin Piñerua, com 17 pontos, foi o maior pontuador da Venezuela.

Segunda rodada
O Pré-Olímpico Mundial de Tóquio prossegue no domingo com as oito seleções novamente em ação. As partidas podem ser vistas ao vivo pelo canal da FIVB no YouTube.

Com destaque para o duelo entre os europeus, veja a programação da segunda rodada, pelo horário de Brasília:

22h10 – Canadá x Irã (sábado)
0h55 – Venezuela x Austrália
3h40 – França x Polônia
7h15 – Japão x China

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede