Topo

Saída de Rede

Bernardinho faz primeiros cortes: saem Raphael, Loh e Wallace Martins

Sidrônio Henrique

26/05/2016 14h48

Após pouco mais de um mês de treinamento e de apenas três amistosos, o técnico da seleção masculina, Bernardo Rezende, definiu os primeiros cortes. Estão fora da Rio 2016 o ponta Lucas Loh, o levantador Raphael Oliveira e o oposto Wallace Martins. Os três já deixaram a concentração do time em Saquarema (RJ), segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A decisão precoce do técnico foi anunciada hoje após uma reunião entre os integrantes da comissão técnica. A princípio, Bernardinho não falará sobre a redução do grupo, que ocorreu antes mesmo do início da Liga Mundial. O torneio começa no dia 16 de junho. O time conta agora com 16 atletas, mas somente 12 poderão ser inscritos nas Olimpíadas.

Raphael foi reserva no Mundial 2014 (fotos: FIVB)

Com a saída de Raphael, que na temporada passada jogou no Funvic Taubaté e que em seu currículo tem passagens pelas ligas russa, italiana e turca, fica definida a dupla de levantadores para as Olimpíadas com Bruno Rezende e William Arjona – este último foi destaque nos recentes amistosos contra a Eslovênia, em Montes Claros (MG). Raphael, que completa 37 anos em junho, tentava sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. Ele foi reserva de Bruno na campanha do vice-campeonato no Mundial 2014.

Lucas Loh foi vice-campeão da Superliga

Lucas Loh, 25 anos, é um dos novos talentos do voleibol brasileiro. Foi vice-campeão da Superliga 2015/2016 pelo Brasil Kirin e, na temporada anterior, atuou na liga polonesa, pelo Zaksa Kedzierzyn-Kozle. Sem ele, ficam na disputa pelas vagas na entrada de rede, além dos prováveis titulares Ricardo Lucarelli e Murilo Endres, os jogadores Felipe Fonteles, Douglas Souza e Maurício Borges.

O corte do oposto Wallace Martins, 36 anos, era esperado. Permanecem o titular Wallace Souza e ainda Evandro Guerra, definindo a dupla na saída de rede para a Rio 2016. Martins jogava com Lucas Loh no Brasil Kirin.

Amistosos e Liga Mundial
A seleção disputou três amistosos com a Eslovênia, vice-campeã europeia, e venceu todos pelo placar de 3-1. Mais uma partida deve ser realizada em Saquarema, no centro de treinamento da CBV, sem acesso do público. Nos dias 2 e 4 de junho, o Brasil vai até a Argentina para enfrentar a seleção treinada por Julio Velasco em dois amistosos, nas cidades de Jujuy e Salta. A disputa da Liga Mundial começa duas semanas depois no Rio de Janeiro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, enfrentando as seleções do Irã (dia 16), Argentina (17) e Estados Unidos (18).

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede