Topo

Saída de Rede

Torneio polêmico define última vaga para as Olimpíadas do Rio

Sidrônio Henrique

20/05/2016 06h00

O torneio será disputado no Coliseo Roberto Clemente, em Porto Rico (fotos: FIVB)

A última vaga para o torneio de voleibol feminino no Rio 2016 vem de uma repescagem polêmica, que a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) também chama de Pré-Olímpico Mundial – a exemplo do qualificatório no Japão – e será disputada neste final de semana, em San Juan, capital de Porto Rico. As donas da casa enfrentam, num quadrangular, Colômbia, Quênia e Argélia. A competição começa nesta sexta-feira (20) e termina domingo (22). Veja a tabela.

O porquê do "repescagem polêmica" ali de cima? Bom, é a primeira vez que este pré-olímpico é disputado e a vaga que será dada ao vencedor foi tirada da Copa do Mundo, que de Atlanta 1996 a Londres 2012 classificava três equipes, mas neste ciclo se limitou a duas. Qualquer que seja o vencedor em San Juan seria quase impossível que derrotasse um dos cinco primeiros do campeonato disputado em Tóquio, só para comparar o nível dos qualificatórios.

Dos quatro participantes, apenas os dois times africanos, Quênia e Argélia, já foram aos Jogos Olímpicos – o primeiro em Sydney 2000 e em Atenas 2004, enquanto as argelinas competiram em Pequim 2008 e em Londres 2012. Porém, a conquista do torneio por uma das seleções africanas neste final de semana seria uma zebra.

As favoritas são as anfitriãs, lideradas pela veterana oposta Karina Ocasio, 30 anos, a quem o torcedor brasileiro passou a conhecer um pouco mais durante os Jogos Pan-Americanos 2015. Desde 2014, Karina vem se alternando entre a liga chinesa e a de seu país. Ela terá ajuda das ponteiras Stephanie Enright, 25, e Aurea Cruz, 34, as outras armas caribenhas para finalmente estrear nas Olimpíadas.

A Colômbia tem como destaques as experientes Madelaynne Montaño, oposta de 33 anos e com alcance de 3,35m no ataque, e Kenny Moreno, 37, ponta. Montaño, que já jogou pelo fortíssimo Fenerbahce, da Turquia, foi um dos destaques do Chemik Police, campeão da liga polonesa, na temporada passada. Moreno, a jogadora mais velha desta repescagem, passou até pelo Brasil, isso quando ainda era juvenil, no Leites Nestlé, de Jundiaí (SP), na temporada 1998/1999. Ela atuou pelo Cisterna 88, da segunda divisão italiana, no período 2015/2016. É o time que mais ameaça o favoritismo porto-riquenho. Montaño disse ao Saída de Rede, em janeiro, logo após saber que iria disputar a repescagem, que daria tudo de si para alcançar "o ponto mais alto" da sua carreira, numa referência aos Jogos Olímpicos, também um feito inédito para Las Cafeteras, como são chamadas as colombianas.

Reclamações
Não faltou quem torcesse o nariz para esse pré-olímpico, que reunirá os terceiros colocados dos qualificatórios da América do Sul e da Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) e ainda o terceiro e o quarto colocados da África – o Egito, vice-campeão da seletiva africana, desistiu de participar, entrando a Argélia como substituta. Peruanas e dominicanas, vice-campeãs dos Pré-Olímpicos sul-americano e da Norceca, respectivamente, chiaram.

Porto Rico, de Karina Ocasio (à direita), é favorito

Houve barulho por parte de sites especializados e fãs ao redor do mundo alegando que o vencedor da repescagem, com equipes distantes até mesmo do segundo escalão do voleibol mundial, estaria tomando a vaga de um time de ponta ou ainda de alguma seleção pelo menos competitiva, mas não é bem assim.

Se a Copa do Mundo ainda distribuísse três bilhetes, a terceira teria sido dos EUA, que mais tarde venceriam o Pré-Olímpico continental. Sem as americanas no qualificatório, muito provavelmente o lugar no Rio 2016 iria parar nas mãos das dominicanas, que atualmente disputam o Pré-Olímpico Mundial no Japão, já eliminadas, lidando com contusões e atletas fora de ritmo. Ou seja, deixará de vir a República Dominicana, que derrotou porto-riquenhas e canadenses na Norceca, para entrar uma equipe um pouco mais fraca. Mas afinal, que resistência as dominicanas ofereceriam aos times da elite no Rio?

Engana-se quem pensa que a repescagem prejudicou a Turquia, quarta colocada no Pré-Olímpico da Europa – havia um bilhete em jogo, que a Rússia levou, enquanto o segundo (Holanda) e o terceiro (Itália) colocados se classificaram para o Pré-Olímpico Mundial no Japão.

Se a Rússia tivesse, a exemplo da Sérvia, garantido a vaga na Copa do Mundo, aí sim teríamos provavelmente mais um time da Europa nas Olimpíadas, considerando que os dois representantes do continente carimbem o passaporte para o Rio no campeonato que termina neste domingo, no Japão. Como as russas ficaram em quarto lugar na Copa do Mundo, a tese de que a repescagem derrubou um europeu cai por terra.

Quem vem ao Rio?
Até aqui, sete seleções estão classificadas para o Rio 2016: Brasil (país-sede), China (campeã da Copa do Mundo), Sérvia (vice-campeã da Copa do Mundo), EUA (Norceca), Rússia (Europa), Argentina (América do Sul) e Camarões (África). O torneio terá 12 times divididos em dois grupos de seis. Além do campeão da repescagem em San Juan, outras quatro equipes virão do qualificatório disputado em Tóquio.

As partidas do Pré-Olímpico em Porto Rico são transmitidas ao vivo neste link.

Quem você acha que fica com a vaga na repescagem?

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede