Topo

Saída de Rede

Surpresas marcaram rodada do Pré-Olímpico

João Batista Junior

15/05/2016 12h33

Derrotadas na véspera, peruanas surpreenderam as dominicanas, com destaque para Angela Leyva (foto: FIVB)

O Peru protagonizou, contra a Rep. Dominicana, a maior surpresa até aqui do Pré-Olímpico (foto: FIVB)

 

Tailândia e Holanda, que estrearam com vitória, perderam. Peru, que se supunha carta fora do baralho, venceu. Coreia do Sul, para entrar de vez na disputa, tascou logo um 3-0 numa das favoritas. A rodada deste domingo do Pré-Olímpico feminino do Japão decretou que o primeiro fim de semana do torneio foi um perde-ganha tremendo. Menos para italianas e nipônicas, que, até aqui, só ganharam – e também para dominicanas e cazaques, que só perderam.

Egonu (ao centro) e Sylla ajudaram a Itália a virar o jogo contra a Tailândia (foto: FIVB)

Egonu (ao centro) e Sylla ajudaram a Itália a virar o jogo contra a Tailândia (FIVB)

Reservas fazem a diferença e Itália vira contra Tailândia
Não por superstição, mas por necessidade, pela segunda vez seguida o técnico Marco Bonitta socorreu-se de Paola Egonu e Miriam Sylla para tirar a seleção italiana do sufoco. E, na virada de 3 a 1 (17-25, 25-16, 25-17, 25-16) sobre a Tailândia, ele ainda pôs a meio de rede Anna Danesi no lugar de Chirichella. Danesi entrou ainda no segundo set para não sair mais e terminar como a melhor bloqueadora do jogo, com quatro pontos no fundamento.

As jovens ponteiras foram acionadas na reta final do primeiro set, quando a vitória tailandesa na parcial era iminente. Sylla substituiu Piccinini, que tinha dois pontos em oito tentativas no ataque, e Egonu entrou no lugar de Ortolani, que saiu zerada em sete ataques efetuados.

No fim, Egonu, de oposta, foi a principal anotadora da partida, com 17 pontos, seguida de Antonella Del Core, com 15, Sylla e Danesi, ambas com 11. Do lado tailandês, a maior anotadora foi Ajcharaporn Kongyot, que marcou 15 pontos.

Técnico Zé Roberto tem espião no Pré-Olímpico

O técnico brasileiro Mauro Marasciulo comemora a vitória peruana (foto: FIVB)

O técnico brasileiro Mauro Marasciulo comemora a vitória peruana (foto: FIVB)

No "duelo de brasileiros", vitória peruana, frustração dominicana
Mauro Marasciulo levou a melhor sobre Marcos Kwiek. Foi tão surpreendente a vitória do Peru e tão decepcionante o revés da Rep. Dominicana, que o resultado 3 a 0 das sul-americanas (25-22, 25-16, 26-24) é forte candidato a ser a grande zebra desse Pré-Olímpico – enquanto as caribenhas chegaram às quartas-de-final em Londres e foram quintas no Mundial de 2014, as andinas não vão às Olimpíadas desde 2000 e sequer disputaram o Mundial passado.

Estrela da seleção peruana, Angela Leyva não se fez de rogada e assinalou 22 pontos – 20 só no ataque. A também ponteira Carla Rueda terminou o jogo com dez anotações. Ressalte-se que a equipe dirigida por Marasciulo fez 42 pontos contra 39 das adversárias em ações de ataque e os times, em que pese a menor estatura das atletas do Peru, empataram em pontos de bloqueio (7 a 7).

As atacantes da América Central, por sua vez, decepcionaram. Só Brayelin Martinez, com 12 pontos, chegou a dois dígitos nas anotações do placar – Jineiry Martinez e Gina Mambru marcaram, cada uma, oito pontos, enquanto Bethania De La Cruz, que só entrou no terceiro set, fez dois.

A baixa pontuação das comandadas de Marcos Kwiek se deveu, em muito, à quantidade de erros nas cortadas: dos 26 erros cometidos pela equipe no total, o que se traduz em mais de um set dado de graça às peruanas, 14 foram só no ataque.

Na linha de saque, a Coreia do Sul fez a diferença, contra a Holanda (FIVB)

No saque, a Coreia do Sul fez a diferença contra a Holanda (FIVB)

Coreia do Sul goleia no saque e bate Holanda
Para se recuperar da derrota na estreia, a seleção sul-coreana contou, neste domingo, com uma alta pontuação de Kim Yeon-Koung e um placar devastador de 11 a 0 em pontos de saque. A vitória da Coreia do Sul por 3 a 0 sobre a Holanda (29-27, 25-23, 25-21), uma equipe creditada como favorita a uma das vagas ao Rio, deu vida nova às asiáticas no torneio e trouxe preocupação para as europeias.

Kim Yeon-Koung venceu dois embates contra Lonneke Slöetjes. Além de comemorar o 3-0, a MVP de Londres marcou 24 pontos contra 20 da holandesa. Em pontos de ataque, ambas obtiveram 20 anotações, mas, na linha de saque, Kim assinalou quatro dos 11 aces de sua seleção e também foi a principal anotadora do jogo nesse quesito.

Claro que, com apenas duas rodadas disputadas e cinco por jogar, é cedo falar em classificação. Mas Coreia do Sul, Tailândia, Peru e Holanda empatam na terceira posição com três pontos, mas nos critérios de desempate, o terceiro lugar provisório é coreano e o sexto, holandês.

O Japão não teve dificuldade para passar pelo fraco time do Cazaquistão (FIVB)

O Japão não teve dificuldade para passar pelo fraco time do Cazaquistão (FIVB)

Japonesas 100%, cazaques zero ponto
A marcha das japonesas rumo ao Rio continua firme. Se a tabela lhes permitiu enfrentar, nas duas primeiras rodadas, as equipes teoricamente mais fracas do Pré-Olímpico (o Peru no sábado, o Cazaquistão no domingo), as donas da casa não hesitaram e não lhes permitiram tomar um set sequer.

No 3 a 0 aplicado sobre o Cazaquistão, o Japão sofreu apenas 40 pontos das adversárias, com parciais de 25-14, 25-15, 25-11(o Peru, contra as anfitriãs, só marcou 47).

A maior pontuadora cazaque foi Katerina Tatko, e ela não fez mais do que sete pontos. A seleção dela, se foi ao torneio para ser coadjuvante, parece conformada com o papel que lhe foi atribuído.

Com 43 a 22 em anotações no ataque, as japonesas tiveram na ponteira reserva Yuki Ishii sua principal pontuadora. Ela entrou apenas no decorrer do segundo set e alcançou, com nove pontos nesse fundamento, aproveitamento de 69% – no total, ela obteve 11 pontos, também com duas anotações no bloqueio.

Terceira rodada
As seleções folgam na segunda-feira e voltam à quadra, em Tóquio, na terça. Com transmissão pelo canal da FIVB no YouTube, veja a programação da próxima rodada, deste sábado para o domingo, pelo horário de Brasília:

22h – Peru x Cazaquistão (segunda-feira)
0h45 – Itália x Rep. Dominicana
3h30 – Holanda x Tailândia
7h
05 – Japão x Coreia do Sul

Atualização: a central holandesa Robin De Kruijf, que sofreu uma torção no segundo set, contra a Coreia do Sul, desfalca sua seleção, na terça-feira, contra a Tailândia.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede