Topo

Saída de Rede

Zé Roberto tem espião no Pré-Olímpico

Sidrônio Henrique

14/05/2016 16h00

Boni trabalha na seleção feminina desde 2007 (foto: CBV)

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, está em Saquarema, conduzindo a preparação das atletas para o Grand Prix e, principalmente, para o Rio 2016. Mas também está ligado no Pré-Olímpico Mundial feminino, que começou neste sábado (noite de sexta-feira no Brasil), no Japão. Os olhos do treinador em Tóquio são o estatístico Marco Antônio Di Bonifácio, o Boni, que trabalha na comissão técnica de Zé Roberto desde 2007.

O objetivo, claro, é trazer informações sobre as quatro equipes que vão se classificar para os Jogos Olímpicos. Boni grava as partidas, que serão analisadas mais tarde pela comissão técnica, em Saquarema. Times como Itália, Holanda e Japão, favoritos no pré-olímpico, podem cruzar o caminho do Brasil, em agosto, no Maracanãzinho. República Dominicana, Coreia do Sul e Tailândia correm por fora, também com chances de enfrentar as brasileiras. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgará no começo de junho as duas chaves de seis equipes, com base no ranking de janeiro deste ano.

Importância
Quanto menos a seleção brasileira enfrenta essas equipes, mais importantes são os vídeos e as análises, que servem de base para as orientações dadas às atletas. Mesmo os adversários mais constantes são filmados e avaliados.

A partir das análises, o técnico Zé Roberto ajusta, por exemplo, sua estratégia para o saque ou bloqueio, entre outros aspectos do jogo. É possível saber como as atacantes adversárias atuam, qual a maior incidência e direcionamento de ataque, e a partir dali posicionar o bloqueio e a defesa.

A segunda rodada do pré-olímpico feminino começa logo mais às 22h (horário de Brasília), com o confronto entre Itália e Tailândia. O torneio termina dia 22. Veja as partidas ao vivo aqui.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede