Topo

Saída de Rede

Recordista mundial de pontos vem jogar na América do Sul

Sidrônio Henrique

11/05/2016 19h02

Edgar teve 52% de eficiência no ataque na Copa do Mundo (foto: FIVB)

Lembra daquele oposto australiano Thomas Edgar? Sim, o grandalhão de 2,12m que jogou contra o Brasil na Liga Mundial 2015 e que em Londres 2012 arruinou a vida dos marrentos poloneses. Pois Edgar vai jogar aqui do lado, ali na Argentina. O Bolívar, atual vice-campeão da liga dos "hermanos", anunciou a contratação do australiano de 26 anos como seu primeiro reforço para a temporada 2016/2017.

O time é treinado por Javier Weber, ex-técnico da seleção argentina e velho conhecido dos brasileiros. Na temporada recém-encerrada da liga local, o Bolívar foi vice-campeão, perdendo a série final contra o UPCN no quinto e decisivo jogo. Edgar vem para ajudar a equipe a quebrar a sequência de títulos do rival – o UPCN ganhou os seis últimos torneios, derrotando o Bolívar na final nos dois mais recentes. O derradeiro título do Bolívar na liga foi na temporada 2009/2010. No período 2012/2013, o brasileiro Giba passou pelo clube, mas não ficou até o final do campeonato.

Máquina de fazer pontos
Thomas Edgar é um oposto eficiente, com muito alcance e potência. É dele o recorde mundial de pontos numa partida oficial entre seleções. Na Copa do Mundo 2015, marcou 50 pontos (47 de ataque e três de bloqueio) na vitória por 3-2 contra o Egito – mesmo sendo substituído em parte do terceiro set por causa de um corte na mão direita. Você, leitor, pode até esnobar: "Contra o Egito?". Dá um desconto, vai. O cara teve aproveitamento de 63,5% no ataque e terminou o jogo sem sinal de cansaço. Confira os 50 pontos dele no vídeo abaixo (atenção para o "toco" desmoralizante no 24º ponto: caixote no simples sobre um ataque egípcio pela entrada).

Embora o Egito não seja nenhuma potência, longe disso, deu lá suas cacetadas na Copa do Mundo: por pouco não arrancou um set de russos e poloneses, além de ganhar um da Itália, quase levando a partida para o tie break. Então o feito do australiano tem, sim, seu valor. Ele fechou o torneio com eficiência de 52,1% no ataque – o líder em aproveitamento, o oposto italiano Ivan Zaytsev, alcançou 59,1%.

Quer algo mais? Então tá. Foi Thomas Edgar, com seus 26 pontos, quem mais atrapalhou a vida da Polônia na última rodada da primeira fase em Londres 2012. A esforçada Austrália bateu Kurek e Cia por 3-1 e os obrigou a encarar a Rússia nas quartas de final – os russos despacharam os poloneses em sets diretos.

Antes de atazanar a Polônia, o oposto australiano também deu trabalho aos italianos, que seriam medalhistas de bronze em 2012 – a Itália venceu a Austrália na primeira fase pelo apertado placar de 3-2.

Também foi graças principalmente a ele que os "volleyroos" (como são chamados os integrantes da seleção de vôlei pela federação local) bateram no pré-olímpico 2012 o favorito Irã, já uma sensação então sob o comando do técnico Julio Velasco, para irem a Londres.

Edgar jogou a temporada 2015/2016 pelo clube chinês Beijing Baic Motors. Já havia passado uma temporada na liga polonesa e duas na italiana, ambas concorridas, além de mais duas na rica porém mediana liga da Coreia do Sul. Ele está na seleção da Austrália desde 2009. No final deste mês, no Japão, ele e seus colegas tentarão se classificar para o Rio 2016 no pré-olímpico.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede