Topo

Saída de Rede

Chega de levantar... Jogador de seleção vira atacante aos 24 anos

Sidrônio Henrique

06/05/2016 18h54

O habilidoso holandês Nimir Abdel-Aziz, 24 anos, 2,01m, levantador titular da seleção do seu país, decidiu que a partir da próxima temporada será ponteiro.

20150606 NED: World League Nederland - Belgie, Den Bosch Nimir Abdel - Aziz (1) of The Netherlands in een aanvallende rol ©2015-FotoHoogendoorn.nl / Pim Waslander

Abdel-Aziz em um dos seus raros momentos no ataque durante a Liga Mundial 2015 (foto: FIVB)

Um atacante virar levantador não é assim tão incomum, especialmente nas categorias de base. Mas a mudança no sentido inverso não ocorre com muita frequência, menos ainda no adulto e envolvendo atletas de seleções.

Abdel-Aziz já vinha treinando passe, mas continuava levantando. Na recém-encerrada temporada de clubes ele jogou pelo Poitiers, da França, depois de passagem pelas fortes ligas da Itália, da Turquia e da Polônia. Ele será ponta no mesmo clube francês. Se terá chance na seleção, veremos, ele que estreou com a camisa laranja em 2011 e já acumula 154 partidas pelo time nacional.

Considerado um bom levantador, Abdel-Aziz é conhecido na Europa por acelerar o jogo, por suas cortadas nos ataques na segunda bola e pelo saque devastador (veja vídeo abaixo).

A Holanda não se classificou para as Olimpíadas (sequer tinha ranking para disputar o forte pré-olímpico europeu) e sua última participação foi em Atenas 2004, sem chegar às quartas de final. Atualmente a equipe está na segunda divisão da Liga Mundial, longe do brilho dos anos 1990, quando venceu a competição e, mais importante, foi prata e ouro nos Jogos Olímpicos. Na campanha do ouro olímpico, em Atlanta 1996, o levantador era outro gigante, Peter Blangé, 2,05m, um craque.

Outros exemplos
Na temporada que passou, o levantador brasileiro Murilo Radke fez as vezes de atacante em algumas partidas do seu clube na Polônia, o Luczniczka Bydgoszcz, mas foi um caso excepcional, motivado por desfalques. Radke volta ao Brasil e jogará a Superliga 2016/2017 pelo Montes Claros.

O craque italiano Ivan Zaytsev, atualmente na saída de rede, mas que já jogou na entrada, chegou a ser levantador, inclusive da seleção italiana, na década passada. Ele é filho do lendário Vyacheslav Zaytsev, levantador campeão olímpico e mundial pela antiga União Soviética, considerado um dos maiores de todos os tempos na posição.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede