Topo

Saída de Rede

Com ou sem medalha, Kiraly fica no comando dos EUA até 2020

Sidrônio Henrique

05/05/2016 19h17

Kiraly durante entrevista no Mundial 2014 (foto: FIVB)

Ele está com a bola cheia. Karch Kiraly, técnico da seleção feminina dos Estados Unidos, anunciou há pouco a renovação do seu contrato até o final das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Ele, que assumiu o cargo em setembro de 2012, levou o time ao inédito título mundial em 2014.

Este ciclo Kiraly credenciou as americanas como favoritas ao ouro para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. No anterior, como assistente técnico de Hugh McCutcheon, ele viu o time perder a final para o Brasil, em Londres. Quatro anos antes, em Pequim, as brasileiras também derrotaram as americanas, mas Karch Kiraly ainda não trabalhava com a equipe.

Considerado o maior jogador do século XX, numa eleição promovida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Kiraly conquistou o ouro como atleta duas vezes na quadra (Los Angeles 1984 e Seul 1988) e uma na praia (Atlanta 1996). Foi o único jogador da história a conseguir tal feito.

Sob seu comando, a seleção feminina dos EUA desenvolveu um jogo extremamente veloz, apoiado na distribuição da levantadora Alisha Glass e da técnica de suas atacantes.

Kiraly agradeceu ao presidente da Federação Americana, Doug Beal, por confiar em seu trabalho e fez referência ao time. "Tem sido uma honra liderar esse grupo tão especial de mulheres dedicadas, esforçadas, fortes e inteligentes", afirmou o treinador.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede